Postos eletrônicos de policiamento transformam escolas de Campo Verde em espaços mais protegidos

 

Equipamentos têm ajudado a trazer mais segurança para a Cidade de Campo Verde
Créditos: Divulgação/ Helper Tecnologia

Iniciativa tecnológica implementada desde 2023 reduz riscos, melhora monitoramento urbano e reforça sensação de tranquilidade nas unidades públicas

A presença de postos eletrônicos de policiamento nas escolas públicas de Campo Verde (MT) vem apresentando resultados positivos para a segurança do ambiente escolar. Implantados em 2023, os equipamentos se tornaram parte essencial da rotina das escolas, ajudando a prevenir situações de risco e a fortalecer a sensação de tranquilidade entre alunos, educadores e famílias.

Na Escola Municipal Ledy, a diretora Marisa Santos relata mudanças perceptíveis após a instalação de postos eletrônicos. “Antes, era comum observar indivíduos desconhecidos e em atitude suspeita nas imediações da escola, o que deixava pais e alunos apreensivos. Depois que os equipamentos foram instalados, essa movimentação desapareceu. O equipamento trouxe uma sensação de segurança e tranquilidade para todos”, afirma.

Campo Verde é hoje uma das cidades mais monitoradas eletronicamente de Mato Grosso, com mais de 700 câmeras de vídeo, 5 postos eletrônicos de policiamento instalados nas escolas e 4 postos eletrônicos distribuídos nos bairros:(Belo Horizonte, Jupiara, Jardim Campo Verde, São Miguel, Vale do Sol e São Lourenço) em pontos considerados estratégicos para a circulação de moradores e para a prevenção de delitos. Conectados ao Centro de Controle de Operações, que funciona 24 horas por dia, os equipamentos permitem respostas rápidas em situações emergenciais, auxiliam na identificação de suspeitos e reforçam a atuação preventiva das equipes de segurança.

Segundo Edison Endo, diretor da empresa Helper Tecnologia, responsável pelo fornecimento dos equipamentos, o modelo adotado em Campo Verde evidencia o potencial das ferramentas digitais para fortalecer a segurança pública de forma preventiva. “Os postos eletrônicos foram desenvolvidos para aproximar o poder público das comunidades e atuar de forma preventiva. Quando a presença deles contribui para aumentar a sensação de segurança e inibir comportamentos suspeitos, significa que estamos cumprindo nosso papel social”, destaca.

A experiência da cidade tem sido acompanhada por outras administrações municipais e se destaca como referência no estado. A iniciativa demonstra como a integração entre tecnologia e políticas públicas pode ampliar redes de proteção e criar ambientes mais seguros para a população — especialmente nas áreas escolares.

 

Sobre a Helper Tecnologia

A Helper Tecnologia é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia avançada para a segurança e monitoramento das cidades brasileiras. Conta com a visão inovadora de um time de executivos com grande experiência nas áreas de segurança e projetos voltados ao setor público. 

Responsável pela criação e pela patente dos Totens de Segurança que oferecem recursos como: formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex - que remetem às viaturas policiais -, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que enviam alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360°. A empresa está alinhada às tendências de cidades inteligentes e conectadas, usando os benefícios da digitalização para oferecer serviços eficientes e, com isso, melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários